quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Distanciamento - Detachment

Regressei às aulas. Passaram três dias e os mesmos problemas continuam por cá. A Som esquecesse das suas aulas, duas turmas continuam sem livro, os alunos irrequietos do 7º ano continuam irrequietos, os do 9º continuam sem aparecer (agora por uma competição qualquer), a internet que tinha na sala de aula foi à vida e ninguém resolve, e a água falha constantemente. O ensino continua completamente marginalizado nesta pequena aldeia mas já não sofro tanto com isso. Distanciei-me e a revolta já não me perturba. Já decidi que não voltarei após o Natal. Porque não me consigo distanciar destes problemas sem pensar em partir? Não sei.
Irei voltar à Tailândia um dia mas não para dar aulas aqui.

Olho agora para o meu trabalho. Consigo  comunicar com miúdos de 8 anos em pobre Inglês/Tailandês. Imaginar os progressos daqui a uns tempos nos alunos que continuam a absorver o meu ensino, é tentador. Têm azar de me ir embora mas também tiveram sorte de ter vindo. Sinto que posso ser benéfico em muitos lugares no mundo mas não me posso esquecer de ser benéfico para mim mesmo.


I went back to school. Three days have passed and the same problems remain. Som forgets about her classes, two classes remain without a book, the restless students of the 7th grade are still restless, the 9th grade is still not coming to the classes (now for some competition), I don't have internet anymore in the classroom and nobody solves it, and the water is constantly missing in the bathroom. Teaching remains completely marginalized in this small village, but I no longer suffer with it. I have distanced myself and the revolt no longer disturbs me. I've already decided that I won't be back after Christmas. Why can I not get away from these problems without thinking of leaving? I don't know.
I will come back to Thailand one day but not to teach here.
I look at my work now. I can communicate with 8 year olds in poor English/Thai. Imagining the progress over time in the students who continue to absorb my teaching is tempting. They are unlucky that I'll leave, but they were also lucky that I've come. I feel that I can be beneficial in many places in the world but I cannot forget to be beneficial to myself.

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